domingo, 17 de agosto de 2025

Glossário de Termos Técnicos da Hotelaria



 Glossário de Termos  Técnicos da Hotelaria


Você tem dúvidas sobre o significado de algum termo desta área de estudo? Então consulte o nosso glossário! Escolha abaixo a letra desejada.

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A

A & B OU ALIMENTOS E BEBIDAS: Área responsável pela produção de preparações alimentícias a serem servidas nos diversos pontos de venda de empreendimentos.

AC (AR-CONDICIONADO): Ar-condicionado.

AGT (AGENTE DE TURISMO): Agente de turismo.

ALL INCLUSIVE: Regime alimentar que inclui todas as refeições (café da manhã, almoço, jantar), bem como lanches e bebidas. Em alguns casos, também estão inclusos alguns serviços e passeios.

ALLOTMENT: Regime de venda de espaço, num hotel, que consiste em bloquear, a favor de um agente ou operador, um número de quartos, para venda direta, sem consulta ao hotel.

AMENITIES: Produtos disponibilizados aos hóspedes em seus quartos, como itens de banho, por exemplo.

AMERICAN BREAKFAST: Modelo de café da manhã que geralmente inclui pão de forma, ovos, bacon ou salsicha, geleia, manteiga, panquecas, cereal, suco e chá ou café, entre outros.

APARTAMENTO: Unidade Habitacional (UH) constituída de quarto de dormir com local apropriado para guarda de roupas e objetos pessoais e banheiro privativo.

APTO. DUPLO: UH com capacidade para 2 pessoas.

APTO. DUPLO- DUPLO: UH com 2 camas de casal.

APTO. QUÁDRUPLO: UH com acomodação para 4 pessoas.

APTO. SINGLE: UH para 1 pessoa.

APTO. TRIPLO: UH com capacidade para 3 pessoas.

APTOS. COMUNICANTES: UHs conjuntas e com ligação direta, não separadas por porta de comunicação.

APTOS. CONJUGADOS: UHs conjuntas, mas separadas por uma porta de comunicação.

ARPT (AEROPORTO): Aeroporto.

AVISO DE ENTRADA: Impresso utilizado à entrada do hóspede, circulante por vários setores do hotel, para conhecimento dos funcionários.

AVISO DE SAÍDA: Impresso utilizado à saída do hóspede, circulante por vários setores do hotel, para conhecimento dos funcionários.


B

B&B (BED AND BREAKFAST): Bed and breakfast.

BED & BREAKFAST: Literalmente, cama e café da manhã. Termo normalmente utilizado para designar hospedagem econômica.

BOH: Impresso preenchido mensalmente e enviado ao órgão regulamentador e fiscalizador de hotéis, que traz o n.º de UHs ocupadas, n.º de hóspedes e n.º de hóspedes por UH.

BRIGADA: Nome usado para determinar genericamente o conjunto de pessoas que trabalham em um setor.

BRUNCH: Uma junção de café da manhã (breakfast) e almoço (lunch), o brunch é uma refeição reforçada que, além de itens de café da manhã, inclui pratos quentes. Geralmente, é servido a partir das 11:00, cobrindo ambas as refeições.


C

CAMA E CAFÉ: Hospedagem oferecida em residência com no máximo 3 UHs para uso turístico, em que o dono mora no local, com café da manhã e serviços de limpeza.

CAPITÃO PORTEIRO: Primeiro funcionário com que o cliente entra em contato na entrada do hotel, com a finalidade de acolher o viajante, ajudando-o com o automóvel e a bagagem.

CATEGORIA: Classe que serve de medida à definição dos padrões de serviços e equipamentos.

CI (CENTRO DE INFORMAÇÕES): Centro de Informações.

CHD (CRIANÇA): Abreviação de “Children” (criança em inglês), que geralmente representa crianças até 12 anos.

CHECK-IN: Procedimento de chegada e registro do hóspede no hotel.

CHECK-OUT: Procedimento de saída do hóspede do hotel, incluindo o fechamento de sua conta.

CLASSIFICAÇÃO: Sistema adotado para diferenciar os diversos tipos de Meios de Hospedagem (MHs), conforme diversos critérios.

COFFEE BREAK: Lanche composto de café, leite, sucos, petit-fours e outros ingredientes, servido no intervalo de reuniões.

CONCIERGE: Profissional que assiste os hóspedes em qualquer pedido, desde chamar um táxi e dar informações sobre o hotel ou a cidade, até vender passeios, alugar carros e fazer reservas em restaurantes.

CONTINENTAL BREAKFAST: Modelo de café da manhã mais simples, geralmente inclui pão, torradas, manteiga, leite e café.


D

DAY USE: Tarifa especial que permite o uso da infraestrutura e dependências do hotel, como piscinas, restaurantes e spa, durante um único dia.

DBL (CÔMODO DUPLO): Cômodo duplo.

DEAD LINE: Data pré-estabelecida para confirmação da reserva ou bloqueio de sala. Prazo final.

DELUXE (DLX): Representa a categoria de luxo dos quartos, sendo superior em todos os quesitos.

DIÁRIA: Valor cobrado pela hospedagem em um hotel durante o período de 24 horas.

DLY (DIÁRIA): Diária.

DORM (DORMITÓRIO): Dormitório.

DOUBLE ROOM (DBL): Quarto para duas pessoas com uma cama de casal.


E

EAP (CADA PESSOA ADICIONAL): Cada pessoa adicional.

EARLY CHECK-IN: Entrada do hóspede antes do horário estabelecido para o início da diária.

ENGLISH BREAKFAST: Modelo de café da manhã mais comum no Reino Unido, geralmente inclui torradas, ovos, bacon, geleia, manteiga, cereal e chá ou café.

ESTADIA: Período em que o hóspede permanece alojado em um Meio de Hospedagem (MH).


F

FAMTOUR: Viagem de familiarização.

FAP (PENSÃO COMPLETA): Pensão completa.

FICHA DE HÓSPEDE: Registro histórico das estadias de cada hóspede no hotel.

FICHA NACIONAL DE REGISTRO DE HÓSPEDES (FNRH): Ficha obrigatória para preenchimento dos dados do hóspede no momento do check-in.

FLAT / APART HOTEL: Meios de hospedagem com serviços de recepção, limpeza e arrumação, constituídos por UH que dispõe de dormitório, banheiro, sala e cozinha, com administração e comercialização integradas.

FRONT DESK: Balcão de recepção.

FULL BOARD: Regime alimentar que inclui as três principais refeições do dia – café da manhã, almoço e jantar, sendo as bebidas cobradas à parte.


G

G (HÓSPEDE): Hóspede.

GARANTIA DE NO-SHOW: Pagamento da 1ª diária do período reservado não utilizado.

GARANTIA DE NO-SHOW IRREVOGÁVEL DE TODO PERÍODO: Pagamento de todas as diárias reservadas e não utilizadas por motivo de no-show.

GOVERNANÇA: Setor encarregado da limpeza e manutenção das UHs, das áreas sociais, das roupas dos hóspedes e do enxoval do hotel.

GUEST RELATIONS: Recepcionista de hóspede VIP. Funcionário responsável pelo atendimento dos hóspedes, informando-os sobre o hotel e a cidade, e se colocando à disposição para resolver eventuais problemas.


H

HOTEL: Meio de hospedagem com serviços de recepção e modalidade de cobrança por meio de diária.

HOTEL FAZENDA: Instalado em uma fazenda ou outro tipo de exploração agropecuária, oferece a vivência do ambiente rural.

HOTEL HISTÓRICO: Localizado em áreas com importância histórica, a arquitetura e fatos relevantes do local são parte da experiência.

HÓSPEDE VIP: Abreviatura de "very important person" (pessoa muito importante).


L

LATE CHECK-OUT: Saída do hóspede após o horário de término da diária.

LISTA NEGRA: Lista de hóspedes indesejáveis.


M

MAP OU MEIA PENSÃO: Regime alimentar que inclui o café da manhã mais uma refeição (almoço ou jantar).

MEIA PENSÃO: Veja MAP.

MEIO DE HOSPEDAGEM: Empresa licenciada a prestar serviços de hospedagem, administrada ou explorada comercialmente.


N

NIGHT BIRD: Termo internacional para designar profissionais do sexo que atendem solicitações de hóspedes.

NO-SHOW: Reserva confirmada que não foi utilizada nem cancelada previamente pelo hóspede.


O

OF (VISTA PARA O MAR): Vista para o mar.

OFERTA HOTELEIRA: Número total de leitos disponíveis anualmente em um hotel.

OVERBOOKING: Quando a quantidade de reservas é superior à capacidade do hotel.


P

PASSANTE: Indivíduo que, não sendo hóspede, entra e consome os serviços do hotel.

PAX: Sigla utilizada para indicar passageiros ou hóspedes.

PENSÃO COMPLETA: Regime alimentar que inclui as três principais refeições do dia.

PETIT FOURS: Tipo de biscoitos e folheados doces e salgados.

PF (PRATO FEITO): Prato feito.

PLANO CONTINENTAL: Diária que inclui café da manhã servido na UH.

PLANO EUROPEU: Diária que inclui café da manhã servido no restaurante do hotel.

POOL DE LOCAÇÃO: Modelo em que a chave de um apartamento é deixada em uma locadora, para que seja usado por outras pessoas com os benefícios de um hotel.

POUSADA: Meio de hospedagem com características arquitetônicas predominantemente horizontais, com até 2 pavimentos, 30 UHs e 90 leitos, com serviços de recepção e alimentação.

PP (POR PESSOA): Por pessoa.

PRKG (ESTACIONAMENTO): Estacionamento.


R

RACK RATE: Tarifa balcão, a partir da qual se efetuam eventuais modificações.

RES (CENTRAL DE RESERVAS): Central de reservas.

RESORT: Hotel com infraestrutura de lazer, que oferece serviços de estética, atividades físicas e recreação, misturando as comodidades de um clube com a infraestrutura de um hotel.

ROOM NIGHT: Número de noites.

ROOM SERVICE: Serviço de alimentos e bebidas no quarto.

ROOMING LIST: Lista de hóspedes por acomodação.

RU (RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO): Restaurante universitário.


S

SC (TAXA DE SERVIÇO): Taxa de serviço.

SGL (CÔMODO SINGLE): Cômodo single.

SINGLE ROOM (SGL): Quarto para uma pessoa com uma cama de solteiro.

SKIPPER: Termo internacional para designar o hóspede que sai do hotel sem pagar a conta.

SOFT OPENING: Período inicial de abertura de um hotel.

STANDARD (STD): Categoria de quarto mais simples, oferece os amenities básicos e serviços padrão.

STE (SUÍTE): Suíte.

SUPERIOR: Categoria de quarto acima da standard, superior em tamanho, qualidade da mobília, vista e serviços.


T

TARIFA BALCÃO: Tarifa base, a partir da qual se efetuam eventuais modificações.

TAXA DE OCUPAÇÃO: Índice de produtividade de um hotel.

TAXA DE SERVIÇO: Valor acrescido às despesas efetuadas como remuneração extra pelos serviços prestados.

TPL (CÔMODO TRIPLO): Cômodo triplo.

TRIPLE ROOM (TPL): Quarto para três pessoas, podendo haver três camas de solteiro ou uma de casal e uma de solteiro.

TWIN ROOM (TWN): Quarto para duas pessoas com duas camas de solteiro.


U

UH: Unidade Habitacional, cada quarto de um hotel ou pousada.

UPGRADE: Acomodação em uma UH mais luxuosa ou maior, cobrada pelo preço de uma inferior, por diversos motivos.


V

VIP: Abreviatura de "Very important person" (pessoa muito importante), usado para hóspede especial.

VOUCHER: Contrato entre o meio de hospedagem e o hóspede, servindo como comprovante dos serviços contratados.


W

WAKE-UP CALL: Chamada solicitada aos recepcionistas ou telefonistas do hotel para acordar um hóspede.

WALK-IN: Hóspede que dá entrada no hotel sem reserva.

WC (BANHEIRO): Banheiro.

WELCOME DRINK: Drink de boas-vindas oferecido pelo hotel para recepcionar os hóspedes.

WKLY (PACOTE DE UMA SEMANA): Pacote de uma semana.



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Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

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