domingo, 17 de agosto de 2025

Glossário de Termos em TI Informática



 Glossário de Termos em TI Informática


Você tem dúvidas sobre o significado de algum termo desta área de estudo? Então consulte o nosso glossário! Escolha abaixo a letra desejada.

Glossário de Temos --> ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ <--


A

ADSL: sigla do inglês Asymetric Digital Subscriber Line. Utiliza a mesma infra-estrutura das linhas telefônicas convencionais. Uma das vantagens é que consegue maior velocidade de acesso (banda larga) e a linha telefônica fica desocupada. Veja Banda Larga.

ANEXO: Arquivo enviado junto com uma mensagem de correio eletrônico. Pode ser uma foto, um arquivo sonoro, vídeo ou mesmo um programa de computador.

ANTIVÍRUS: Programa utilizado para descontaminar um computador ou rede que estiver infectado com vírus, worm e códigos maliciosos, bem como fornecer proteção contra novas infestações. Esses programas precisam ser atualizados com freqüência para garantir sua eficácia.

APLICAÇÃO: Programa que faz uso de serviços de rede tais como transferência de arquivos, login remoto e correio eletrônico.

APLICATIVO: Programa de computador desenvolvido para executar uma função específica, normalmente para o usuário. Em alguns casos, podem desempenhar funções para outros programas como para o sistema operacional.

ARPANET: Rede de computadores criada em 1969 pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos que deu origem à internet.

ARRAY: 1. Tabela ou coleção de elementos ordenados em forma de tabela; 2. Em Tecnologia da Informação (TI), significa um grupo de elementos com atributos semelhantes (como discos rígidos) que podem ser endereçados individualmente.

AUTORESPONDER: Programa que devolve automaticamente uma mensagem padrão sempre que recebe um e-mail.


B

B2B: Do inglês Business-to-Business. Expressão utilizada para indicar operações de comércio eletrônico entre empresas.

B2C: Do inglês Business-to-Consumer. Expressão utilizada para indicar operações de comércio eletrônico voltadas para o usuário final.

BACKBONE: Infra-estrutura de alta velocidade que interliga várias redes.

BACKUP: Rotina de segurança utilizada para a armazenagem, normalmente em mídia removível, de toda ou parte das informações existentes nos discos rígidos ou na rede.

BANDA LARGA: Denominação genérica de uma linha de alta velocidade de transmissão de dados usada para o acesso à internet.

BANNER: Imagem publicitária veiculada pela internet. É um padrão para anúncios na internet, com diferentes formatos. O mais comum é o full banner, de 460 x 60 pixels.

BATE-PAPO ELETRÔNICO: Veja Chat.

BOOKMARK: Recurso existente no programa de navegação que permite gravar os sites favoritos visitados. Em software traduzidos para o português é apresentando como Favoritos.

BOTNET: Uma botnet é uma coleção de agentes de software ou bots que executam autonomamente e automaticamente. O termo é geralmente associado com o uso de software malicioso, mas também pode se referir a uma rede de computadores utilizando software de computação distribuída. As principais motivações para levar alguém a criar e controlar botnets são o reconhecimento e o ganho financeiro.

BPS (BITS PER SECOND): Medida pela qual bits de dados são transmitidos por um meio de comunicação, como um modem.

BROWSER: O mesmo que navegador. Programa que permite visualizar imagens, fotos, sons, vídeos e textos na internet.

BUSCA: Veja Search Engine.


C

CABEAMENTO: Infra-estrutura de cabos físicos para a construção de redes de dados ou telefonia em determinado ambiente.

CABLE MODEM: Utiliza a infra-estrutura das operadoras de TV a cabo. Dispensa o uso de linha telefônica e permite uma velocidade de no mínimo 256 Kbps. Para funcionar, é preciso instalar um equipamento chamado de cable modem, fornecido geralmente por quem presta o servi.

CABO DE REDE: Conexão física para ligar computadores entre si formando uma rede.

CACHE, CÓPIA ARQUIVADA: Funcionalidade de um motor de busca que permite ao utilizador visualizar uma página mesmo que esta já não esteja disponível no seu site de origem.

CARRINHO DE COMPRAS: Programa que permite gerenciar e visualizar compras realizadas em um site.

CARTUCHO DE TINTA: Consumível utilizado nas impressoras jato de tinta e que tem duas funções: servir como depósito para a tinta e atuar como cabeça de impressão.

CATÁLOGO DE ENDEREÇOS: Espécie de agenda existente na maioria dos programas de correio eletrônico, que permite chegar mais facilmente aos endereços eletrônicos. Programas como o Outlook aproveitam essas informações para automatizar o preenchimento automático, escrevendo os ender.

CAVALO DE TRÓIA: Programa nocivo utilizado por hackers para invadir computadores. Ao contrário dos vírus, ela não se dissemina automaticamente, mas geralmente vem em um arquivo anexado por e-mail.

CD-ROM: Substituto natural da unidade de disco flexível, a unidade de CD-ROM (Compact Disc – Read Only Memory) é utilizada para a leitura de discos CD (dados e som), cujo acesso é mais rápido e confiável e tem capacidade de armazenamento de até 700 MB. O drive de.

CHAT: Software que permite diálogo em tempo real entre pessoas ligadas pela internet.

CHAVE CRIPTOGRÁFICA: Algoritmo que permite decodificar um arquivo criptografado. Há duas modalidades de chaves: uma pública e outra privada.

CIBERESPAÇO: Genericamente descreve o ambiente gerado pela união de todos os computadores que estão ligados à internet.

CLIENTE: Em informática, é um processo ou programa que requisita serviços a um servidor.

CLIQUE: Pressão sobre o botão do mouse, que geralmente causa a mudança de abertura de uma nova página ou mensagem. É uma métrica importante para o mercado publicitário.

CLOCK: Capacidade que processador tem de desempenhar um número específico de tarefas em determinado período de tempo. Normalmente dada em megaherts (MHz) ou gigahertz (GHz).

CLUSTER: Técnica utilizada para colocar diversos processadores em paralelo, normalmente utilizada em servidores, para aumentar a capacidade de processamento individual de cada processador.

CÓDIGO MALICIOSO: Pequenos programas de computador, normalmente escritos em ActiveX ou Java, que de disseminam na internet (na maior parte das vezes por meio do correio eletrônico) e que se instalam, sem autorização, no computador do usuário, utilizando brechas na segurança.

COLOCATION: Método de terceirização de serviços no qual o proprietário de máquinas e programas coloca uma outra empresa para gerenciá-los.

COMÉRCIO ELETRÔNICO: Método pelo qual empresas vendem mercadorias e serviços pela internet. Pode ser de duas origens: venda para o consumidor final, conhecido como B2C, e negócios entre empresas (B2B).

COMPARTILHAMENTO: Método pelo qual um computador roda vários programas de maneira independente, permitindo, por exemplo, que vários sites ou aplicações fiquem instalados na mesma máquina.

COMUNIDADE VIRTUAL: Conjunto de pessoas unidas por afinidades e interesses que se conhecem pela internet.

COOKIE: Do inglês, biscoito. Informação colocada no computador do internauta quando ele visita determinado site.

CORREIO ELETRÔNICO: Ferramenta utilizado para a troca de mensagens por meio eletrônico, seja dentro de uma rede privada (VPN) ou pela internet. Pode utilizar programas de apoio como o Microsoft Outlook ou serviços de correio na internet (web mail), como o Hotmail.

CPM: sigla de cópias por minuto. Utilizado para medir a velocidade de equipamentos multifuncionais reproduzirem documentos.

CPU: Do inglês Central Processor Unit. Também conhecido como chip, Unidade Central de Processamento ou cérebro do computador, este componente é o responsável pelo controle e execução de todas as tarefas que serão executadas pelo computador.

CRACKER: Nome dado a quem invade sistemas com a intenção de colocá-los fora do ar ou impedir-lhes o acesso.

CRIPTOGRAFIA: Processo de codificação de um arquivo que impede que outras pessoas, além do emissor e receptor, possam ler os dados enviados pela rede.


D

DEFACEMENT: Uma forma de vandalismo promovida por hackers em sites da Web. Geralmente há a substituição das páginas por uma mensagem política ou social, apagando parte ou totalidade do conteúdo original.

DESKTOP: Microcomputador de mesa ou PCs, da sigla em inglês – personal computer.

DESIGN LIQUIDO: É uma técnica de desenho de páginas web que permite que estas se adaptem ao espaço do ecrã disponível para a sua visualização. Tornando assim um site mais acessível independentemente do tamanho do monitor, da janela usada no browser ou do dispositivo usado para aceder à Internet.

DIAL-UP: Conexão discada que utiliza a linha telefônica para interligar o computador a uma rede remota ou mesmo ao provedor de serviços de Internet.

DISCO FLEXÍVEL: Unidade de acesso para leitura e gravação de discos flexíveis (disquetes), que têm baixa capacidade de armazenagem (1,44 MB), baixa segurança e velocidade de acesso.

DISCO RÍGIDO: Unidade de acesso para leitura e gravação de discos rígidos. Normalmente apresentam alta capacidade de armazenamento e boa velocidade de acesso.

DNS: DNS (Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído. Quando você solicita ao seu navegador, cliente de e-mail, cliente de ftp, ou qualquer outro aplicativo um determinado domínio, automaticamente ele faz uma requisição ao servidor DNS configurado, e encontra o respectivo endereço IP da máquina que fornece o serviço. Essa estrutura possibilita utilizar “nomes” ao invés de “IPs” que são muito mais amigáveis.

DOMÍNIO: Nome pelo qual determinada instituição ou computador é identificado pelo Servidor de Nomes da internet. Também usado com sinônimo de Web Site.

DOUBLE OPT-IN: A dupla confirmação de alguém que se cadastrou para receber informações comerciais pela internet. É feito geralmente automaticamente quando a pessoa se inscreve na internet, enviando uma mensagem para a caixa postal dela e pedindo a confirmação da inscriçã.

DOWNLOAD: Jargão usado para descrever a gravação de um programa no computador do usuário a partir de um site na internet. Por analogia, é usado com relação a uma página de um site, para se dizer que as informações foram exibidas na tela do usuário.Jargão usado para.

DOWNTIME: Tempo em que o computador fica parado por problemas técnicos ou manutenção preventiva.

DPI: Do inglês dot per inch ou pontos por polegada. Medida utilizada para descrever a resolução de uma impressora. Quanto mais dpi o equipamento fornecer, mais resolução ela terá.

DRIVE: 1. Qualquer unidade de acesso (disco flexível, disco rígido, CD-ROM); 2. Pequenas unidades de código que contêm informações sobre o funcionamento de determinado dispositivo necessárias para sua instalação e/ou configuração.

DVD-ROM: A unidade de DVD-ROM (Digital Video Disc – Read Only Memory) é utilizada para a leitura de discos DVD (dados e som), cujo acesso é mais rápido e confiável e tem capacidade de armazenamento de até 4,7 GB. Como o CD-ROM, só permite ler informações gravadas.


E

E-COMMERCE: Do inglês electronic commerce, é a designação genérica para as operações de comércio eletrônico que utilizam a internet como ferramenta ou meio de transações.

EMAIL: Veja Correio Eletrônico.

EMAIL MARKETING: Uso do correio eletrônico para a realização de ações de marketing, mas realizada somente com a autorização do dono do e-mail. Veja Spam.

ENDEREÇO: Conjunto de letras e números que funcionam como a identificação do usuário de e-mail e que permitem que a mensagem enviada possa ser direcionada para uma pessoa em particular (Exemplo: jose.silva@empresa.com.br). Pode se referir também à localização de um.

ESCALABILIDADE: Capacidade que determinado equipamento possui para receber implementações evitando que se torne obsoleto ou deixe de atender às necessidades do usuário. Podem incluir, por exemplo, aumento de quantidade de memória, troca de discos ou processador, entre out.

ESTAÇÃO DE TRABALHO: Designação dada ao computador de acesso do usuário. A estação de trabalho pode ser um desktop completo, com todas os dispositivos típicos de um PC ou ser uma máquina mais enxuta, deixando funções como armazenamento para serem executadas pelo servidor.

ETHERNET: Um padrão muito usado para a conexão física de redes locais, originalmente desenvolvido pelo Palo Alto Research Center (PARC) da Xerox nos EUA. Descreve protocolo, cabeamento, topologia e mecanismos de transmissão.

EXTRANET: Rede de computadores com tecnologia internet que mantém comunicação com a empresa, mas está situada fora dela. Em geral usada para conectar a empresa com seus fornecedores e clientes.


F

FIREWALL: conjunto de programas e hardware cuja a função é evitar que pessoas não autorizadas acessam sua rede.

FLOPPY DISK: Veja Disco Flexível.

FRAMEWORK, AMBIENTE DE TRABALHO, MOLDURA: Usa-se este termo para designar uma aplicação ou conjunto de aplicações que servem de suporte ao desenvolvimento de software num determinado contexto. Por exemplo, uma pilha de protocolos para testar algoritmos de comunicação distribuídos.

FREEWARE: Software com distribuição gratuita. Geralmente é distribuído pela internet, não sendo necessário o pagamento de licença para o uso.

FTP: File Transfer Protocol. Protocolo de transferência de arquivos usados na internet. Também é o nome do computador na internet que faz esse tipo de serviço.


G

GATEWAY: Computador que interliga duas ou mais redes que usem protocolos de comunicação internos diferentes.

GHZ: Gigaherts. Veja Clock.

GIF: Do inglês Graphics Interchange Format, tipo de imagem compacta usada nas páginas da Web. A sua versão animada permite a simulação de imagem em movimento.


H

HACKER: Pessoa com grande habilidade técnica em tecnologia. A imprensa popularizou esse termo com o significado daquele que invade o sistema e utiliza seus conhecimentos para causar danos a redes ou computadores.

HANDHELD: Computador de mão, também conhecido como PDA, pocket PC ou palm top. Equipamento portátil desenvolvido para servir como dispositivo de acesso, apesar de alguns modelos possuírem uma grande capacidade de memória e de processamento.

HARD DISK: Veja Disco Rígido.

HARDWARE: Designação genérica de todo tipo de equipamento de informática, por exemplo, microcomputador, discos rígidos, memória, impressora, scanner, entre outros.

HIPERLINK: Recurso que permite relacionar com um simples clique no mouse uma determinada palavra ou imagem a um conteúdo. Exemplo: ao clicar sobre a palavra Lista, o internauta é levado para a relação de itens relacionados na referida lista.

HIPERMÍDIA: Todos os métodos de transmissão de informação baseadas em computadores, incluindo texto, imagem, vídeo, animação, som, etc interligados e tratados como uma única coleção de informações.

HOME PAGE: Página principal de um site na Web.

HOSPEDAGEM: Serviço por meio do qual se pode instalar software e máquinas para a publicação de um site.

HOST: Computador Central, também designado por servidor.

HOTSPOT: Nome dado a determinados lugares, normalmente áreas de grande concentração de pessoas como aeroportos, onde se localizam redes sem fio de alta capacidade cujo uso pode ser feito mediante pagamento ao provedor da infra-estrutura.

HTML: Do ingles Hypertext Markup Language. Linguagem com que são feitas a maioria das páginas de informação na Web.

HTTP: Do inglês Hypertext Transport Protocol. Protocolo que define como duas máquinas ou programas devem transferir entre si dados e comando no formato da Web.

HUB: Denominação dada ao equipamento para onde convergem dados que chegam de uma ou várias fontes e seguem para um ou vários destinos, dependendo do tipo e do comando recebido. Pode incluir uma switch e um roteador.


I

IMPRESSORA JATO DE TINTA: Periférico de impressão que utiliza a tecnologia de deposição por jato de tinta para fixar o documento na mídia a ser impressa.

IMPRESSORA LASER: Periférico de impressão que utiliza a tecnologia laser para fixar o documento na mídia a ser impressa.

INKJET PRINTER: Veja Impressora Jato de Tinta.

INTERNAUTA: Aquele que usa a internet. Muitas vezes também é chamado genericamente de usuário, termo que se consagrou com a tecnologia da informação.

INTERNET: Rede mundial de computadores, também conhecida por web.

INTRANET: Rede de computadores interna de uma empresa ou instituição que usa a tecnologia da internet.

IP: Do inglês do Internet Protocol. Um dos protocolos responsáveis pela identificação das máquinas e redes e encaminhamento correto das mensagens entre elas na internet.

IP DINÂMICO: É o tipo de configuração que o seu provedor de internet configura para seu acesso. Em linhas gerais podemos dizer que na maioria das vezes as conexões para usuários domésticos tem IP Dinâmico, como NET e Speedy, por exemplo.

IP ESTÁTICO OU FIXO: É o tipo de configuração que o provedor de internet disponibiliza para o seu acesso. Devido a escasses de IPs na Internet, em grande parte dos casos os clientes pagam mais para ter IPs estáticos, que não sofrem modificação.

ISDN: Do inglês Integrated Service Digital Network. Rede Digital Integradora de Serviços. Evolução feita nas linhas telefônicas que as tornam capazes de velocidades de transmissão de dados mais elevados (a partir de 64 Kbps).


J

JPEG OU JPG: JAY Peg Experts Group. Tipo de imagem compacta usada na internet.


K

KBPS: Kilobytes por segundo. Unidade de medida utilizada para medir a velocidade de transmissão de dados na rede, normalmente em conexão dial-up.

KEYWORDS, PALAVRAS-CHAVE: Conjunto das palavras principais que melhor descrevem o conteúdo de uma página.


L

LAN: Do inglês Local Area Network ou rede local.

LARGURA DE BANDA: Em inglês, Bandwidth. Quantidade de informação que pode ser transmitida em um determinado meio de comunicação durante uma unidade de tempo.

LASERJET PRINTER: Veja Impressora Laser.

LCD: Do inglês Liquid Crystal Display, também conhecido como TFT (Thin Film Transitor). Tecnologia empregada para a construção de monitores de menor tamanho e maior definição. Inicialmente utilizada em calculadoras, passou a equipar notebooks e handhelds e já e.

LED: Do inglês Light Emitting Diod ou diodo emissor de luz. Pequeno semicondutor que tem a capacidade de emitir luz visível, quando submetido a uma corrente elétrica.

LINK: Abreviação de Hiperlink. Veja Hiperlink.

LOGIN: Identificação para acesso a um determinado computador ou sistema.


M

MAILING LIST: Lista de emails ou grupos de email onde existe um endereço de email centralizado que permite a entrega para todos os emails que compõe a mesma.

MALWARE: O termo malware é proveniente do inglês malicious software; é um software destinado a se infiltrar em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não). Vírus de computador, worms, trojan horses (cavalos de troia) e spywares são considerados malware.

MB: Megabyte. Unidade de medida utilizada para dar a dimensão de capacidade de armazenamento.

MECANISMO DE BUSCA: Veja Search Engine.

MENSAGEM ELETRÔNICA: Veja Correio Eletrônico.

MHZ: Megaherts. Veja Clock.

MODEM: Dispositivo utilizado para conexão do computador a uma rede remota por meio de uma conexão dial-up. A velocidade padrão atual desses dispositivos é 56 kbps.

MONITOR: Periférico que lembra um aparelho de TV utilizado para apresentar informações geradas pelo computador, podendo ser de dois tipos, atualmente: raios catódicos ou LCD.

MONOCROMÁTICO: 1. Designação dada a monitores mais antigos que só tinham a capacidade de apresentar informações em uma única cor. 2. Designação utilizada para indicar impressoras jato de tinta ou laser que só imprimem em preto.

MULTIMÍDIA: Integração de voz, dados, imagens e vídeo num suporte comum de comunicação.


N

NETIQUETA: Conjunto de regras e conselhos para uma boa utilização da internet.

NEWSGROUP: Fórum ou grupo de discussão formado por pessoas com interesse comum e que se comunicam por e-mail.

NEWSLETTER: Peça informativa enviada por e-mail com ou sem conteúdo publicitário.

NOTEBOOK: Computador portátil que traz como principal característica a integração e miniaturização da maior parte dos componentes, tornando-o leve e de pequenas dimensões. Muitos notebooks, hoje, têm capacidade de processamento similares aos desktops.


O

OCR: Do inglês Optical Character Recognition. Programa utilizado para reconhecer textos existentes em documentos digitalizados, tornando a informação disponível para ser utilizada, por exemplo, em processadores de texto como o Microsoft Word.

OFFLINE: “Fora da linha”. Desligado da rede ou sem comunicação telefônica.

ONLINE: No dicionário “Longman of Contemporary English”, o termo significa diretamente conectado a ou controlado por um computador. Já o Dicionário Prático de Informática Michaellis traduz como “processamento interativo no qual um usuário introduz comandos e dados.

OPT-IN: Opção de entrada. Termo para quem deseja se comunicar com clientes, parceiros, fornecedores e futuros fregueses. É a autorização dada pela pessoa para o envio de mensagens digitais. A rigor só os endereços de e-mail cujo detentor fez essa escolha é que dev.

OPT-OUT: Opção de saída. É a forma pela qual o internauta pode cancelar o envio de mensagens comerciais por e-mail.


P

PALM TOP: Veja Handheld.

PAGERANK: Algortimo que calcula a inportância de uma página consoante os links que recebe. Uma página pode ser importante porque recebe muitos links ou porque recebe links de páginas muito importantes.

PASSWORD: Código de acesso a um determinado serviço ou rede.

PAY-FOR-INCLUSION, INCLUSÃO PAGA: Modelo de publicidade na web em que o anunciante paga para que a sua página seja referida por um determinado serviço, como um directório por exemplo.

PAY-FOR-PLACEMENT (PFP), PAGO-PELA-POSIÇÃO: Modelo de publicidade em que o anuncinate paga para que o seu site apareça nos primeiros lugares dos resultados devolvidos para uma determinada pesquisa.

PAY-PER-CLICK (PPP), PAGO-POR-CLIQUE: Modelo de publicadade na web em que o anunciante paga apenas quando um utilizador clica no link do anuncio para o seu site.

PAY-PER-IMPRESSION, PAGO-POR-APRESENTAÇÃO: Modelo de publicadade na web em que o anunciante paga sempre que um anuncio é apresentado.

PC: Veja Desktop.

PCMCIA: Porta de comunicação que utiliza uma tecnologia de cartões para acrescentar ou conectar notebooks a outros dispositivos como modem, expansão de memória, rede, entre outros.

PDA: Veja Handheld.

PDF: Portable Document Format. Tipo de arquivo que possibilita a troca entre máquinas, preservando a diagramação, a fonte e o tamanho.

PEER-TO-PEER (P2P): conexão de dois ou mais microcomputadores e outros dispositivos de rede sem a presença dos servidores.

PERFORMANCE, DESEMPENHO: Trata-se de um conjunto de métricas usadas para medir a eficiência de um sistema informático. Por exemplo, o número de páginas que um servidor web é capaz de servir por minuto.

PERIFÉRICO: Denominação dada a todo dispositivo utilizado para comunicação ou interface entre o computador e o usuário ou entre o computador e outro computador. Entram nessa categoria, por exemplo, modem, impressora, scanner, entre outros.

PHISHING, ROUBO DE IDENTIDADE: É um ataque informático destinado a roubar os dados de autenticação de uma pessoa. É comum ser feito através de mensagens de correio electrónico que são enviadas em nome de um serviço, por exemplo de um banco online, e que pedem a inserção dos dados de autenticação.

PHOTORET: Tecnologia de impressão em cores desenvolvida pela HP para otimizar a utilização das cores e permitir uma impressão mais nítida gerando textos em preto muito bem definidos e impressão de imagens com qualidade fotográfica.

PIXEL: É a unidade de medida lógica utilizada para determinar a resolução de um monitor. A medida do pixel varia de acordo com a resolução física utilizada. Se for utilizada a resolução máxima do monitor, um pixel corresponderá a exatamente um ponto no monitor. C.

PLATAFORMA: Expressão utilizada para denominar a tecnologia empregada em determinada infra-estrutura de Tecnologia da Informação (TI) ou telecomunicações, garantindo facilidade de integração dos diversos elementos dessa infra-estrutura. Em TI, por exemplo, pode-se fal.

POCKET PC: Veja Handheld.

PORTA: Uma abstração usada pelo protocolo TCP/IP para distinguir entre conexões simultâneas para um único host destino. O termo também é usado para denominar um canal físico de entrada ou de um dispositivo.

PPM: Páginas por Minuto. Unidade de medida utilizada para dar a dimensão da velocidade de impressão.

PROTOCOLO: Uma descrição formal de formatos de mensagem e das regras que dois computadores devem obedecer ao trocar mensagens. Um conjunto de regras padronizado que especifica o formato, a sincronização, o seqüenciamento e a verificação de erros em comunicação de dados.


R

RACK: Denominação recebida pelo local físico onde se monta um conjunto de equipamentos relacionados, como servidores, discos rígidos, switches, hubs, entre outros.

RAM: Do inglês Random Acess Memory. É a memória disponível para uso das aplicações e processamentos. Seu conteúdo volátil é perdido sempre que o computador é desligado. A quantidade de RAM, cujo limite é determinado pelo sistema operacional, é um dos componente.

REDE: Genericamente um conjunto de computadores ligados que se comunicam entre si.

RESPOSTA AUTOMÁTICA: E-mail genérico enviado de maneira automatizada para todas as pessoas que mandam uma mensagem para um determinado e-mail.

ROM: Do inglês Read Only Memory. Espaço da memória que contém informações fundamentais para a inicialização do computador, garantindo, por exemplo, o acionamento dos drives de CD-ROM, disco rígido ou flexível e a chamada do sistema operacional. Seu conteúdo não.

ROTEADOR: Dispositivo responsável pelo encaminhamento de pacotes de comunicação em uma rede ou entre redes. Tipicamente, uma instituição, ao se conectar à internet, deverá adquirir um roteador para ligar sua Rede Local (LAN) ao ponto de presença mais próximo.


S

SCANNER: Dispositivo óptico utilizado nos processos de digitalização de textos e imagens.

SCRIPT: É um programa de computador que é interpretado em tempo de execução por uma aplicação específica e não pelo sistema operativo do computador. Servem normalmente para adicionar funções a outras linguagens. Por exemplo, os scripts escritos na linguagem de programação Javascript são usados para permitir realizar validações complexas sobre formulários em páginas web. Os scripts de Javascript são interpretados pelo browser.

SEARCH ENGINE: O mesmo que Mecanismo de Busca. Usada no apoio à pesquisa, na internet, de servidores com páginas associadas a um determinado tema ou que incluam determinadas palavras.

SEARCH ENGINE, MOTOR DE BUSCA; MOTOR DE PESQUISA: Sistema que recolhe, processa e permite procurar informação na web.

SEARCH ENGINE OPTIMIZATION (SEO), OPTIMIZAÇÃO PARA MOTORES DE BUSCA: Conjunto de técnicas aplicadas na construção de páginas web de modo a garantir que estas são facilmente processadas por motores de busca.

SEEDS, RAÍZES: Conjunto de URLs usando por um batedor para iniciar uma recolha da web.

SERVIDOR: 1. No modelo cliente-servidor, é o programa responsável pelo atendimento a determinado serviço solicitado por um cliente. Serviços como archie, Gopher, WAIS e WWW são providos por servidores; 2. Computador que provê recursos para outros computadores da red.

SHAREWARE: Programa distribuído gratuitamente, cuja utilização completa, após um período de teste, obriga o utilizador ao pagamento de determinada quantia.

SITE: 1. Computador ou conjunto de computadores; 2. Endereço na internet onde está hospedada uma página Web.

SITE, SÍTIO: Conjunto de documentos interligados entre si e que partilham o mesmo nome de domínio.

SNIPPET, EXCERTO: Parte do texto de uma página apresentado nos resultados de um motor de busca onde ocorrem os termos pesquisados por um utilizador.

SOFTWARE: Veja Aplicativo.

SOFTWARE (SW), PROGRAMA INFORMÁTICO: Conjunto de instruções interpretáveis por um determinado material informático.

SOFTWARE LIVRE: Denominação dada a determinados aplicativos cujo código-fonte é de domínio público e, em geral, gratuito.

SOFTWARE PIRATA: Cópia não autorizada de um sistema operacional ou aplicativo. Seu uso é ilegal e quem o usa pode ser preso.

SPAM: Denominação dada a mensagens de correio eletrônico enviadas e não solicitadas. Essas mensagens, na maior parte das vezes, têm o objetivo de vender um produto ou fazer propaganda de determinado produto ou serviço. Estima-se que mais da metade das mensagens.

SPAMMER: Indivíduo que pratica o uso abusivo de recursos da Internet. através de web spam ou email spam.

SPIDER TRAP; CRAWLER TRAP, ARMADILHA: Página que gera um número infinito de páginas, prejudicando o funcionamento de um crawler que pode ficar indefinidamente a tentar recolhê-las. As armadilhas podem ser criadas intencionalmente para prejudicar os crawlers ou casualmente como é o caso dos calendários online que são gerados automaticamente para qualquer ano.

SPIDER, ARANHA; BATEDOR: O mesmo que crawler.

SISTEMA OPERACIONAL: É o principal programa do computador e responsável pelo controle do equipamento em si, gerenciando o uso dos dispositivos (memória, drivers) e demais programas (processadores de texto, planilhas de cálculo) e demais periféricos (impressora e scanner, disco.

SVGA: Do inglês Super Video Graphics Array. Uma das medidas de resolução dos monitores, limitada a 800 x 600 dpi.

SWITCH: É nó central de uma rede em estrela. Ele tem como função o chaveamento (ou comutação) entre as estações que desejam se comunicar. A partir do momento em que as estações estão ligadas a um elemento central, é possível pensar que esses elementos podem implem.

SXGA: Do inglês Super Extended Graphics Array. Uma das medidas de resolução dos monitores, limitada a 1280 x 1024 dpi.


T

TCP/IP: Acrônimo de Transmission Control Protocol/Internet Protocol, é a família de protocolos para a comunicação de dados inter-redes, originalmente proposta para a Advanced Research Products Agency Network (ARPANet). Hoje é um padrão de fato para inter-redes abe.

TFT: Veja LCD.

TONER: Consumível utilizado pelas impressoras laser que, por meio de aquecimento, é transferido para a mídia a ser impressa, formando a imagem desejada.


U

UPLOAD: O contrário do – download. Transferência do computador pessoal para um servidor localizado remotamente.

UPTIME: Tempo em que o computador fica operacional. O desejável é que esse tempo fosse o mais próximo de 100%.

URL: Uniform Resource Locator. Especificação (em forma de número ou nome) pela qual qualquer recurso da internet pode ser localizado. Endereço.

USABILIDADE: É a medida de qualidade e eficiência da experiência do usuário com um determinado produto, que pode ser desde um rádio-relógio até uma página da internet. No conceito Web, define-se por um design que ajuda o internauta a encontrar informações, serviços e p.

USB: Do inglês Universal Serial Bus. Tipo de conexão entre o computador e periféricos que apresenta uma série de vantagens sobre as portas seriais e paralelas tradicionais como maior velocidade de transmissão de dados e facilidade de instalação, que pode ser fe.

UTILITÁRIO: Programas que desempenham funções de auxílio para o usuário. Podem ser de diversos tipos: limpeza e organização do disco rígido, antivírus, compactadores, entre outros.

UXGA: Do inglês Ultra Extended Graphics Array. Uma das medidas de resolução dos monitores, limitada a 1600 x 1200 dpi.


V

VGA: Do inglês Video Graphics Array. Uma das medidas de resolução dos monitores, limitada a 640 x 480 dpi.

VÍRUS: Denominação dada a pequenos programas desenvolvidos para causar danos em diversos níveis, podendo afetar a integridade de arquivos de dados (removendo partes ou arquivos por completo), prejudicar um computador em particular ou toda a rede de uma empresa ou.

VISITANTES ÚNICOS: Número de pessoas que visitaram um determinado site durante um período. Se ele voltou ao endereço mais de duas vezes durante esse tempo, sua presença é contada com apenas um número.

VPN: Do inglês Virtual Private Network. Tecnologia utilizada para a criação de uma rede privada que contempla não só o compartilhamento gerenciado de todos os dispositivos (computadores e periféricos) a ela conectados, mas também elementos de segurança.


W

W3C, (WORLD WIDE WEB CONSORTIUM): É um consórcio mundial fundado em 1994, responsável pela criação das normas que regem a Web. As maiores empresas do mundo na área da Informática pertencem a este consórcio, como por exemplo, a Apple, Microsoft, a IBM ou o Google. Um sítio web de qualidade deverá respeitar as normas emitidas por esta organização.

WAN: Do inglês Wide Area Network. Tecnologia empregada para estender os benefícios e segurança de uma rede VPN para o ambiente da internet.

WEB: “Teia”. Abreviatura de World Wide Web (Teia Mundial). Conjunto de computadores que funcionam com o protocolo HTTP e exibem arquivos em linguagem HTML.

WEB SITE: Domínio, endereço de um servidor web. Nome principal do endereço www de uma entidade registrada na internet.

WI-FI: Tecnologia utilizada para a criação de redes sem fio para comunicação em alta velocidade (até 50 Mbps – megabits por segundo, com previsão de chegar at 108 Mbps em pouco tempo) e que permite a criação de aplicações para uso em equipamentos móveis como note.




0 comentários:

Postar um comentário

Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

Banner Blog

. Resultado de imagem para viagens

. Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.

VÍDEO: Conscientização Ambiental. VÍDEO: Brasil Selvagem