Você tem dúvidas sobre o significado de algum termo da área de Ski? Então consulte o nosso glossário! Escolha abaixo a letra desejada. As principais expressões e terminologias, para você saber ainda mais sobre sua viagem!
Nesse Glossário de Ski você vai conhecer as expressões mais usadas nas estações de ski e também os diferenciais entre elas, confira!
Glossário de Temos --> ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ <--
. Ski pass ou Ski lift – É o ingresso do esqui, o cartão de acesso aos teleféricos – e, por extensão, à montanha e à área esquiável.
. Ski in/ski out – Hotéis com acesso direto à pista. São considerados uma comodidade porque o esquiador não precisa carregar o equipamento nem caminhar com as desconfortáveis botas de ski para chegar à montanha.
. Chairlift – Teleférico aberto com banco para entre duas e oito pessoas.
. Alpine ski (downhill) – É a modalidade de descida clássica da montanha, a praticada pela maioria dos turistas.
. Après-ski (ou after ski) – A happy hour do esqui rola solta nos bares próximos da montanha. O dress code é a própria roupa de ski.
. Binding – Dispositivo preso no centro do esqui e da prancha de snow em que a bota é fixada.
. Bowl – Extensão côncava e isolada da montanha onde a neve se acumula, o que atrai praticantes de of-piste.
. Buckles – Presilhas de aço que prendem a bota de esqui no pé.
. Bump – Ondulação da pista, indesejada nas descidas comuns, mas criada de propósito em áreas de prática avançada.
. Cable car – Gôndola coletiva como o bondinho do Pão de Açúcar, para dezenas de pessoas.
. Fleece (ou polar) – Tecido de lã sintética usado em uma blusa intermediária entre a camiseta térmica e uma jaqueta.
. Freestyle – Modalidade cheia de manobras praticada por esquiadores e snowboarders avançados.
. Goggles – Óculos especiais para esportes de inverno; protegem da claridade, do vento e da neve.
. Gôndola – Teleférico fechado com capacidade para oito a dez esquiadores (esquis e pranchas de snow são transportados em um suporte do lado de fora).
. Grooming – É o trabalho de aplainar a neve, feito por tratores à noite; as listras de “veludo” deixadas na pista pela manhã indicam que ela foi “groomed”.
. Heliskiing – Ski ou snowboard fora das pistas em locais que só podem ser alcançados de helicóptero.
. Slope – É a encosta esquiável, o declive da montanha.
. Snowboard boots – feitos de borracha, plástico e tecido, têm cadarços elásticos e são mais flexíveis do que as botas de esqui, o que permite uma caminhada prolongada com certo conforto nas ruas.
. Trail ratings – Símbolos coloridos que sinalizam a dificuldade da pista. Nos EUA, verdes são para iniciantes; azuis, para intermediários; e pretas, para avançados. Na Europa, verdes são para principiantes; azuis, para iniciantes; vermelhas, para intermediários; e pretas, para avançados.
. Lift – Qualquer meio mecânico de ascensão à montanha, como gôndolas e chairlifts.
. Lipstick – Protetor labial (manteiga de cacau), companhia inseparável nos resorts por causa do ar seco e frio.
. Nordic ski (cross country) – É o esqui em superfícies planas e leves aclives, que exigem grande força das pernas.
. Off piste (backcountry) – É o esqui fora das pistas preparadas, em neve “virgem”, e que pode ter obstáculos como pedras encobertas pela neve e ribanceiras cheias de árvores. Acidentes em of piste não são cobertos pelos seguros de viagem.
. Poles – Bastões de esqui, usados para dar impulso em áreas planas e cadenciar a descida.
. Puf jacket – Jaqueta de náilon quente e fofa, muitas vezes forrada com plumas. Quando impermeável, pode ser usada para esquiar.
. Ski boots – As botas de esqui imobilizam o pé e o tornozelo como gesso, protegendo-os de acidentes, mas gerando desconforto e dificuldade de caminhar pelas ruas. Acolchoadas por dentro, elas são revestidas de um plástico duro, têm presilhas para ajuste e uma ponta que as prende ao binding do esqui.
. Ski jacket – As jaquetas de neve são impermeáveis, evaporam o suor e têm muitos bolsos, utilíssimos (celular, lipstick, protetor solar, ski pass, dinheiro, cartões).
. Snowmobile – Moto especial para a neve.
. Snowmaking – São equipamentos especiais para a fabricação de neve artificial, suprindo assim, as regiões em que haja escassez e possibilitando uma neve constante e uniforme.
Fonte: Setemaresturismo.com.br
0 comentários:
Postar um comentário